SEJA BEM VINDO

BEM VINDO AO ESPAÇO AFRO CULTURAL

quarta-feira, 25 de maio de 2011

IMPÉRIO DE MONOMATAPA

IMPÉRIO DE MONOMATAPA




O reino de nomomatapa estendeu-se entre os RiosZambeze e Limpopo, num lindo território hoje dividido entre Moçambique, África do Sul, Zimbábue e Malauí. A história desse reino teria começado provavelmente no século XI, com a chegada, no atual Zimbábui, do Xonas e dos comerciantes islamizados. Estes teriam apoiado o conquistador Ruozi numa guerra que resultou na formação de um grande império e uma única organização política, compreendendo os vstos territórios ladeados pelo Oceano Índico, pelos Rios Zambeze e limpopo e pelo Deserto de Kalahari. Esse conquistador tomou o título de "Muene Mutapa" ou "Monomotapa", que literalmente significa "Senhor das Terra Arrasadas".

É numa das regiões desse império que se ergueram dezenas de muros monumentais, construídos em pedras: os Zimb´bui, entre os quais o Grande Zimbábui, considerado a mais grandiosa ruína da África. As primeiras construções datam do fim do século XII. Seus construtores foram os povos xonas, que tinham adquirido mestria na criação dos animais havia vários séculos e possuíam grandes manadas de gado bovino.

Criadores hábeis e também comerciantes, os habitantes do império desenvolveram em grande escala as trocas com locais muito distantes. Mandavam vir tecidos do Zambeze, cobre das regiões mais ao norte e também do ultramar pelo porto de Sofala, além de têxteis, pérolas e porcelanas da China. Em troca, exportavam marfim e, sobretudo, ouro. Com a ofensiva colonial que aniquilou o império de Monomotapa no século XIX, seus antigos territórios voltaram a ser divididos em diversos reinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário