SEJA BEM VINDO

BEM VINDO AO ESPAÇO AFRO CULTURAL

terça-feira, 7 de junho de 2011

RIO NILO UMA LONGA HISTÓRIA

     NILO, O RIO DA RAINHA  CLEÓPATRA                                                                              
                                                                                
                                                                                   Localização
O rio Nilo localiza-se no continente africano. Nasce na região central da África, no lago Vitória, atravessando a região central e nordeste do continente.

Informações importantes

O rio Nilo atravessa três países africanos: Uganda, Sudão e Egito. Desemboca, em formato de delta, no Mar Mediterrâneo. O Nilo é o segundo rio mais extenso do mundo com 6.650 quilômetros. Vale lembrar que o rio Amazonas é o primeiro nesta categoria.
O rio Nilo ganhou o formato que tem hoje na fase final da Era Terciária. Ele lança no Mar Mediterrâneo uma média de 2700 metros cúbicos de água por segundo.
Atualmente, o rio assume uma grande importância, principalmente no Egito. É usado como via de transporte, sisstemas de irrigação da agricultura e também para gerar energia elétrica, através da usina hidrelétrica de Assuã.

História

A rio Nilo foi de extrema importância para o desenvolvimento da sociedade do Egito Antigo. Numa região desértica, o rio assumiu funções prioritárias na sociedade. Os egípcios usavam a água para beber, pescar e irrigar a agricultura (através de canais de irrigação). Após a cheia do rio, ficava nas margens um lodo fértil (húmus) que fertilizava o solo para o plantio. O rio era utilizado também como via de transporte de mercadorias e pessoas.

 No Egito Antigo, os egípcios chamavam o rio Nilo de Iteru, que significava “o grande rio”.

2 comentários:

  1. bem legal seu blog miltao!!!! gosteii!!! ass: eduardo 2ºf

    ResponderExcluir
  2. adorei miltao! nao esquece de continuar colocando coisas no blog viu ate mais - Everton 2°e

    ResponderExcluir