SEJA BEM VINDO

BEM VINDO AO ESPAÇO AFRO CULTURAL

sábado, 14 de maio de 2011



NÉLSON MANDELA




Lutei contra a dominação branca e lutei contra a dominação negra. Acalento o ideal de uma sociedade democrática e livre em que todas as pessoas possam viver juntas, em harmonia e com oportunidades iguais. É um ideal pelo qual espero viver. Mas é um ideal pelo qual estou disposto a morrer se for preciso". Essas palavras proferidas pelo líder sul-africano Nelson Mandela mostram bem a sua postura política e seu temperamento.





"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar."

Nelson Mandela é um importante líder político da África do Sul, que lutou contra o sistema de apartheid no país. Nasceu em 18 de julho de 1918 na cidade de Qunu (África do Sul). 
Luta contra o apartheid 
O apartheid, que significa "vida separada", era o regime de segregação racial existente na África do Sul, que obrigava os negros a viverem separados. Os brancos controlavam o poder, enquanto o restante da população não gozava de vários direitos políticos, econômicos e sociais. 
Entre as principais leis do apartheid, podemos citar:
- Proibição de casamentos entre brancos e negros - 1949.
- Obrigação de declaração de registro de cor para todos sul-afriacanos (branco, negro ou mestiço) - 1950.
- Proibição de circulação de negros em determinadas áreas das cidades - 1950
- Determinação e criação dos bantustões (bairros só para negros) - 1951
- Proibição de negros no uso de determinadas instalações públicas (bebedouros, banheiros públicos) - 1953
- Criação de um sistema diferenciado de educação para as crianças dos bantustões - 1953.
Mandela permaneceu preso de 1964 a 1990. Neste 26 anos, tornou-se o símbolo da luta anti-apartheid na África do Sul. Mesmo na prisão, conseguiu enviar cartas para organizar e incentivar a luta pelo fim da segregação racial no país. Neste período de prisão, recebeu apoio de vários segmentos sociais e governos do mundo todo. Mandela, formado em direito, foi presidente da África do Sul entre os anos de 1994 e 1999.

3 comentários:

  1. A partir de 2010, será celebrado em 18 de julho de cada ano o Dia Internacional de Nelson Mandela. A data foi definida pela Assembléia Geral da ONU e corresponde ao dia de seu nascimento.
    Merecedor dessa homenagem, ressalto a frase que me chama mais atenção... Para odiar, as pessoas precisam aprender e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar."
    Ëspero que as pessoas de todo o mundo consigam refletir sobre o preconceito descabido que ao longo da vida destrói relacionamentos humanos.

    ResponderExcluir
  2. Nelson Mandela o verdadeiro herói admiro muito ele, por tudo que ele fez ao povo negro ele merece um dia de homenagm a ele, pois ele fez muitas pessoas enchergarem a realidade.
    Talita Angel.

    ResponderExcluir
  3. Nelson Mandela um verdadeiro lider africano que entrou para a história da África. Principal representante do mundo Apartheid, um guerreiro em luta pela liberdade. Parabéns pela postagem pois quando falamos no continente Africano já podemos esquecer de Nelson Mandela.

    Obrigada
    Aneci Lisboa Zeque

    ResponderExcluir